Nossa História

Nossa História

Quem Somos?

HISTÓRIA DA CAPOEIRA EM AIMORÉS“A CONTINUIDADE DO LEGADO DO MESTRE LIMA PELO MESTRE MORCEGO”.

ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS foi fundada em 04 de janeiro 2010 e registrada em 20 de julho de 2010, na cidade de Aimorés – MG, por RONALDO CÉSAR DOS SANTOS FILHO, Mestre Presidente.

A capoeira chegou à cidade de Aimorés em 1984, através do senhor Arindo Furtado de Lima, conhecido popularmente como “MESTRE LIMA”, deixando um importante legado, mesmo após o seu falecimento em 2007. Tornou-se um do percursores da capoeira em Aimorés e municípios vizinhos, mostrando a importância da cultura da capoeira, bem como, a valorização das práticas esportivas nas escolas municipais e estaduais da região.

Mestre Lima foi brutalmente assassinado na porta da casa de sua mãe, na cidade de Aimorés, e desde então, Ronaldo Cesar continuou mantendo acesso o legado e a memória do Mestre Lima, com quem iniciou o contato na Capoeira por volta dos anos de 1993 na cidade de Aimorés, na época, era o mais graduado do MESTRE LIMA, mesmo ainda na graduação de CONTRA MESTRE DE CAPOEIRA assumiu a direção da capoeira em Aimorés para que o legado não fosse perdido.

Em maio de 2007, ele aceita o convite do GRUPO ANJOS CORDEL VERMELHO para visitar, conhecer e participar de um importante Intercambio Internacional de Capoeira na Cidade de Torino na Itália. Permaneceu na Europa até meados de agosto de 2017, quando teve a oportunidade de participar de atividades de capoeira em outras cidades italianas como Verona, Gênova e Milão.

Após, o seu retorno para o Brasil, Ronaldo César, mantém o legado vivo da capoeira em Aimorés e cidades vizinhas. Em 2010, na cidade de João Neiva – ES, formando-se Mestre pelo senhor Ismael Rodrigues Alves, MESTRE CUNHA, assim chamado, que também foi Mestre de Capoeira do saudoso Mestre Lima.

Mestre Cunha fundou na cidade de Conselheiro Pena – MG, em 1984, a LIGA DE CAPOEIRA CORDEL VERMELHO, sendo o primeiro grupo de capoeira da região, expandido seu trabalho para vários municípios vizinhos de Minas gerais e Espírito Santo.

No final de 2010, já batizado de MESTRE MORCEGO, Ronaldo César, tomou a decisão de se desligar da Liga de Capoeira Cordel Vermelho e iniciou a sua própria caminhada no mundo da capoeira, fundando no dia 04 de janeiro de 2010, a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS.

A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS 
CNPJ 12.316.299/0001-77

Contato

© 2024/2025 Todos os direitos Reservados